Atendimento Online
Até novembro de 2018 , o número de sessões podia ser no máximo de 20 encontros mediados por tecnologia e com o objetivo de orientação psicológica. A resolução número 11, de 11 de maio de 2018 traz a regulamentação necessária para que os psicólogos que desejarem, possam utilizar a tecnologia em favor de uma demanda existente. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11-DE-MAIO-DE-2018.pdf
Esta resolução permite que todo o processo psicoterapêutico seja realizado por meio de tecnologias de informação e comunicação. Além disso, processos de seleção de pessoal e supervisão técnica também podem ser realizados por este meio.
A escolha para o atendimento online ou presencial, vai respeitar a necessidade da pessoa ou impossibilidade de deslocamento, por morar em outra cidade por exemplo, bem como da avaliação do psicólogo, que em alguns casos pode indicar a modalidade presencial.
Já existem estudos avaliando a aliança terapêutica, tão importante para o processo, na modalidade online e os resultados apontam que a construção da relação terapêutica é semelhante à presencial em vários aspectos.
Os atendimentos podem ocorrer em plataforma específica de videoconferência (mas não obrigatória) ou outro meio disponível no mercado, Skype por exemplo. Tanto o profissional quanto o paciente são responsáveis pela confidencialidade do processo, é preciso um espaço adequado, privativo, silencioso e obviamente sem trânsito de pessoas.
Ao psicólogo que fará os registros dos atendimentos (Resoluções do CFP 001/2009 e 005/2010) precisa atentar-se a alguns detalhes como, antivírus, criptografia, senhas e programas de certificação digital.
Mas o que importa mesmo, independente da modalidade de atendimento, é prestar um serviço de qualidade, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentadas na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional.
Quando nos submetemos a uma cirurgia ou trocamos de carro, buscamos algumas informações antes de concordar com os trâmites. A nossa saúde mental é muito importante e portanto deveria ser confiada à profissionais responsáveis e capacitados para tal.
Antes de iniciar qualquer atendimento, faça uma pesquisa acerca do profissional, confira se ele está cadastrado para realizar o atendimento online (https://e-psi.cfp.org.br/psicologas-cadastradas/ ) , procure saber se além da graduação, procurou se especializar/atualizar, se nunca sofreu processo ético/administrativo, enfim, busque referências.